Vergonha em Loures!

Um apelo da associação Animais de Rua a que nos associamos, cobertos de vergonha, pelo modo como são tratados os animais em Portugal, mesmo pelas “autoridades oficiais”, que supostamente deviam estar ao serviço da Sociedade e serem referências morais!
Animais confiscados do amontoado de ossos de Loures estão há 3 semanas no canil municipal sem que seja permitido às associações zoófilas ajudar na sua divulgação e adopção
Olá a todos!
Infelizmente não trazemos boas notícias acerca dos animais de Loures. Ao contrário do que nos foi dito pelo director do canil municipal, Sr. Cristiano Esteves, não está a ser permitida a visita aos animais por parte de associações de protecção animal e pessoas particulares que pretendam ajudar na divulgação dos animais.
Como informámos na newsletter que enviámos anteriormente sobre este assunto, o Sr. Cristiano Esteves disse-nos, no passado dia 5 de Fevereiro, que poderíamos ir visitar e fotografar os animais, com o objectivo de os divulgar junto de potenciais adoptantes, desde que fosse feito um requerimento de visita. No entanto, o requerimento formal de visita que enviámos de imediato continua sem resposta até hoje. Fizemos já, ao longo destas 3 semanas, inúmeros telefonemas para a direcção do canil e para o gabinete do Vereador do Ambiente e, inacreditavelmente, tanto o director do canil como o vereador nunca estão disponíveis para nos atender nem devolvem as chamadas.
Entretanto, os dias e as semanas vão passando e aqueles 80 animais, que passaram por um autêntico inferno durante todo o tempo da sua existência, subnutridos, doentes e obrigados a viver em cima das ossadas dos seus companheiros mortos e inclusive a alimentar-se dos seus restos mortais, estão fechados em jaulas do canil municipal sem terem direito a uma divulgação minimamente eficaz. Inclusivamente, para agravar todo este cenário, já nasceram duas ninhadas nas instalações do canil!!
É inconcebível que a Associação Animais de Rua e outras associações e particulares se tenham disponibilizado para ajudar a esterilizar e a encontrar soluções condignas para o acolhimento destes cães e que a Câmara Municipal recuse esta ajuda, apesar de bem saber que a colaboração da Câmara com associações de protecção animal, em assuntos relacionados com animais do município, está legalmente prevista.
A Câmara afirmou também que iria divulgar os animais através do seu website. Neste momento, a maioria dos animais que se encontram no website da CM Loures são os mesmos que já se encontravam antes destes animais serem confiscados e não estão sequer identificados, nomeadamente quanto à idade, sexo e temperamento. É evidente que sem esses dados mínimos não será possível cativar potenciais adoptantes. E é evidente também que, não sendo os animais adoptados, serão abatidos pelo canil municipal, que não poderá mantê-los indefinidamente a ocupar todas as jaulas disponíveis que tem.
Pedimos por isso, a todas as pessoas que são solidárias com a situação destes 80 animais, que escrevam e liguem ininterruptamente para os contactos da Câmara Municipal de Loures, exigindo que seja permitido a todas as associações zoófilas e pessoas particulares ajudar os animais resgatados, nomeadamente visitando-os e tirando imagens para a sua divulgação. Só com uma participação massiva de todos os cidadãos conseguiremos fazer-nos ouvir pela Câmara Municipal.
Contactos:
Gabinete Médico Veterinário Municipal – 219 848 210
Gabinete do Vereador do Ambiente – 219848221
Fax Câmara Municipal de Loures – 219820084
Email Câmara Municipal de Loures – geral@cm-loures.pt
Email GMVM – gmvm@cm-loures.pt
Os contactos feitos via telefone e fax têm sempre mais impacto do que o email, mas todas as formas de contacto são válidas! Caso participe neste protesto, por favor escreva-nos para omailto:ogeral@animaisderua.org, para que fiquemos com um registo de todas as participações.
Os animais de Loures contam consigo! Os minutos que irá perder com a sua participação podem significar a diferença entre a vida e a morte para eles!
Agradecemos a divulgação deste apelo. Obrigada a todos!
A equipa da Associação Animais de Rua
NOTA: Sabemos que a Câmara Municipal de Loures encaminhou também 5 cães deste resgate para cada um destes municípios: Amadora, Lisboa e Vila Franca de Xira, que também não autorizam que os animais sejam fotografados mas pelo menos permitem a sua visita (urge questionarmos o porquê desta recusa em permitir que sejam captadas imagens dos animais dentro das instalações dos canis municipais – obviamente que não poderá haver outro motivo para além de não quererem que as condições em que os animais estão alojados cheguem ao conhecimento do público – felizmente há já algumas honrosas excepções em Portugal, mas a grande maioria dos canis municipais aloja os animais em condições desumanas). Assim, solicitamos também às pessoas que tenham hipótese de se deslocar a um destes canis para irem visitar os animais e, se possível, acolher um deles provisoriamente. A Associação Animais de Rua compromete-se a ajudar com a sua esterilização e divulgação para adopção.
You are subscribed to email updates from Blog de Espiritismo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: