Boa tarde aos queridos colegas de estudo.

Questões para reflexão:
1. O que significa: “Socorrei os vossos semelhantes, fazendo por outrem mais que por vós mesmos, uma vez que ignorais a miséria alheia e conheceis a vossa”?
Esta frase vai ao encontro do texto em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII item 4, “Infortúnios ocultos”. Tomando como base ele e unindo-o a esta frase, observa-se que devemos fazer ao próximo, em verdade, mais do que gostaríamos que ele nos fizesse, porquanto por mais conheçamos nosso irmão, ainda assim, há pontos na vida dele que nos são ignorados. Sabemos, como nos diz Victor, nossa miséria, e quais nossas dificuldades mais profundas, o que pensamos e sonhamos, porém as do nosso próximo e sua história nos são ainda uma incógnita, que será pouco a pouco decifrada a partir do momento que nos dispomos a ajudar. Portanto, Victor nos exorta para que, prudentemente, amemos mais nosso irmão, evitando julgamentos precipitados, e nos interessemos por ele mais do que a nós mesmos, pois que assim estaremos mais próximos da verdade e da atitude correta.
2. Qual o exemplo que este Espírito deixou nessa encarnação?
Segundo a nota do guia do médium, este espírito deixou importantes exemplos para os encarnados que aqui ficaram, conquanto sua missão tenha se dado no anonimato. O primeiro grande exemplo de Victor foi a dedicação pela mãe, a qual lhe era credora deste afeto, apesar da pequena idade; o amor que ele reservou à mãe, mesmo depois do desencarne, nos é ponto de reflexão sobre como se deve dar o amor filial que Jesus sempre exortara. O segundo exemplo, em outro sentido, é nos dizer que as pérolas de amor e caridade, de virtude e de nobreza de sentimentos, podem se dar em qualquer meio social, e que independem de posição financeira ou destaque social; disso, isto é, das qualidades morais inatas deste espírito, ainda, tiramos mais um indício poderoso que aponta para a pluralidade das existências.
3. Alguma dúvida? Pergunte!
E como fica a situação da mãe? Será que Victor poderá conquistar a permissão para interceder em seu favor mesmo depois de desencarnado, ou terá que se afastar temporariamente dela?
Cordialmente, Manuel Ferreira
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: