Oiê…

Booaa taarrdee!! 🙂
Seu dia está legal?! 🙂
Que sua tarde e noite sejam iluminadinhas de afeto…
D. Filó – Inicio , Meio e Fim : Escola de Educar
No final da tarde a sala estava prontinha e cada objeto em seu lugar .
Apesar do cansaço , diante dos bons resultados, naqueles rostinhos míudos podia-se notar o prazer dos motivados.
O alarme tocou sinalizando o porvir, pegando as mochilas com os olhinhos radiantes nossos amiguinhos sabiam que era hora de se despedir, mas retratavam uma imensa vontade de logo poderem voltar.
Da janela, vendo-os sumindo sob o arrebol, confabulou com seu anjo bom a querida mestra :
– Nosso lugar é mesmo aquele onde sempre desejamos estar, ficar ou retornar . Todos os dias levantamos, cumprimos com várias obrigações e tarefas, nos deslocamos para lá e para cá, mas todos sabemos o prazer que sentimos ao podermos adentrar novamente as portas de um aconchegante e harmonioso lar ! …Bem, acho que agora também mereço o meu cantinho para descansar …
Organizou algumas coisas para o outro dia e deixou a escola ainda filosofando sobre essa teoria, um vai e vem diário e o privilégio de se poder contar com a recepção calorosa de um lar solidário.
Certamente aquelas crianças usufruiriam agora da companhia e atenção de amáveis e dedicados paizinhos, de uma refeição saborosa, de um banho relaxante e quentinho, de uma cama macia e cheirosa.
– Ora ! O que mais uma criança podia querer ?
– Que maravilha se todas as famílias colocassem em prática essa receita de BEM CONVIVER ! Mas infelizmente a maioria ainda não possui essa consciência de amor integral, pelo excesso ou pela falta confundem felicidade com poder material , esquecendo-se dos deveres da moral, deixam aqueles espiritos que lhes foram confiados a mercê da vida crescer e padecer.
Tal como a plantinha de um jardim mal zelado, sózinha tem que lutar contra as ervas daninhas para se desenvolver . Crescendo sem forças , sem limites e sem cuidados, muito mais fácil aumentam as chances de sucumbir ou morrer . Pobrezinhas ! Pobres pais que também não se dão conta que mais dia menos dia por essas faltas terão que responder !
– Se um dia pelo Criador forem questionados : ” O que fizera a esses filhos que Lhes dei por tutelados ? ” O que será que vão responder ?
Talvez O dissessem : – Dei-lhes o melhor que pude fazer …
Mas o que pensam ser este melhor ?
Uma televisão, um video game um computador para lhes substituir no cuidar e no ofertar amor …ou quem sabe trocando amor por brinquedos que ensinam a matar, a violência e a dor ?
Dizendo sim a tudo o que possam desejar pois um não pode lhes traumatizar ?
Dando-lhes razão quando a professora lhes deu uma repreensão, quando o colega maltrataram ou porque deixaram de fazer a lição ?
Deixando-lhes na escola o dia todo, e a noite desculpando-se por estar cansado demais para uma conversa ou um pouco de atenção ?
Autorizando-os a irem a festas sem justificações, com amigos desconhecidos, e mesmo assim dando graças, pois assim não precisaria perder tempo dedicando amizade ou tendo que para um “não” dar explicações ?
Sequer importando-se ou certificando-se se aquelas companhias ou lugares para as tais “baladas” eram o melhor ou se poderiam estar sendo vítimas de uma grande cilada ?
Oferecendo desde pequeninos, seus vícios, mentiras, defeitos que não se preocupou em reparar, confiante de que eram os melhores exemplos que tinha para lhes dar ? E ao vê-los com o copo de bebida , o cigarro, ultrapassando os limites de velocidade no carro e achando o máximo a sexualidade desequilibridada, como esse tal de “ficar” ? Achando que eram motivos para se orgulhar ou porque isso era moda passageira e não seria motivo para se desgastar ?
Trocando doces conversas e brincadeiras por horas de fofocas, compras em shoppings e cabeleireiras, ou trabalhando sem parar , pois parecia muito mais interessante a sí mesmo e a ambição material se dedicar ?
– Fazendo a cama, arrumando as bagunças, juntando os brinquedos espalhados pelo chão, fazendo a lição, não achando que era necessário ensinar sobre responsabilidades e organização ?
– Pra que lhes oferecer alimentações saudáveis se os fast-foods foram criados para nossa vida facilitar ?
– Achando bacana quando embasaram seus projetos de vida pelos modelos fúteis, na modelo magérrima, no politico corrupto, no cantor estupido, ídolos nos quais jamais deveriam se espelhar ?
D. Filó em suas reflexões identificaria outros graves erros na posição daqueles condutores de espiritos , e era muito triste perceber que muitas vezes o despertamento ocorre quando já está impossível socorrer .
Seu dever de docente dizia-lhe que deveria fazer o máximo para colaborar com a educação da humanidade, principalmente a esses pais e mães desorientados . Não adiantaria simplesmente fazer críticas , ou os braços cruzar , eram necessárias ações consistentes, benfazeijas e construtivas para os alertar .
Um projeto em que pais, escola e comunidade agiriam em prol do bem encaminhar .
Há tempos tinha planos para convidar as famílias de alunos para formarem um grupo de discussão sobre a linda e dificíl missão da educação familiar.
Com o coração cheio de entusiasmo e sabedoria, ela teve a certeza que aquela intuição não tinha sido a revelia…chegaria em casa, descansaria um pouco e os convites iria fazer as famílias dos alunos do liceu , Seu Hipólito e D. Amélia, Seu Jacinto e D. Blandina, Seu João e D. Ignês, Seu André e D.Meimei…e todos os outros pais que com aquele trabalho desejassem colaborar ou simplesmente conhecer…
Batizaria de ” Sala Educar” , um local com as portas sempre abertas para receber com amor todos os que chegarem por lá …
E você deseja conhecer o trabalho deste lugar ? Então entre aqui, faça o seu cadastro e venha conosco participar : http://www.cvdee.org.br/
( Continua )
(Paty Bolonha 2009/2010 …respeite a autoria e o conteudo , direito de divulgação expresso pela autora)
Uma tarde todinha feita de carinho,
todinha iluminada de felicidade,
todinha perfumada de amor,
pra vc e pra quem mora no seu coração.
Abraços com carinho
Equipe CVDEE
CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
http://www.cvdee.org.br/
SITE DA GENTE- Espiritismo para crianças : wwww.cvdee.org.br/sitedagente
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: