Estudo nº LE 130-c
Parte 3ª, Capítulo VII – Da lei de sociedade
Tema: Vida de insulamento. Voto de silêncio (Questões 769 a 772) Conclusão
QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO
a) Podemos considerar a vida de insulamento um direito do homem?
R – Não devemos considerar uma vida de insulamento como um direito, pois que os Espíritos ensinam que proporciona uma satisfação egoísta. Na questão 766, vimos que a vida em sociedade é uma necessidade para o homem. Além disso, não pode ser agradável a Deus uma vida condenada a não ser útil a alguém.
b) E quando a finalidade é evitar o contacto nocivo do mundo?
R – Ainda nesta circunstância os Espíritos consideram uma atitude egoísta o insulamento do mundo. A título de se evitar um mal, aquele que se insula cai em outro, que é o esquecimento da lei de amor e de caridade.
c) Em que circunstâncias os Espíritos consideram legítimo o insulamento?
R – Os Espíritos admitem duas hipóteses que justificam o insulamento: no caso daqueles que se isolam para se votarem ao socorro dos necessitados. Estes se colocam acima dos gozos materiais, fazendo o bem e dando cumprimento à lei do trabalho. Outra hipótese é a dos que buscam no insulamento a tranquilidade para a realização de certos trabalhos que reclamam esta circunstância. Nesse caso, alem de não se configurar um retraimento egoísta, os que assim procedem não se afastam da sociedade, posto que para ele trabalham.
d) É justificável o voto de silêncio prescrito por algumas seitas?
R – Assim como uma vida de insulamento, o voto de silêncio absoluto priva o homem das relações socias necessárias ao seu desenvolvimento. Deus não lhe concedeu a palavra inutilmente. O silêncio pode ser útil quando praticado com o fim de recolhimento visando tornar o espírito mais livre e apto para a comunicação com outros espíritos. Mas o voto de silêncio praticado por algumas seitas, conquanto possa ser praticado com boas intenções, fere a verdadeira lei de Deus, ensinam os Espíritos.
Um grande abraço a todos
Equipe CVDEE
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: